O Seguro Penhor Rural Equipamentos protege o produtor de perdas e prejuízos na lavoura, proporcionando segurança e tranquilidade e além de proteger os equipamentos, o Seguro Penhor Rural possibilita financiamento de crédito com garantia de proteção de máquinas, veículos e implementos, bem como dos produtos agropecuários já colhidos.
O objetivo é oferecer cobertura e assistência para o produtor rural com garantia para investidores e parceiros, já que a contratação do penhor rural seguro reduz os riscos financeiros drasticamente, mesmo com a ocorrência de imprevistos como acidentes, incêndio e outros problemas.
Mais do que obrigatório, o Seguro Penhor Rural para Equipamentos e Máquinas Agrícolas cobre perdas e/ou danos causados a bens móveis, estacionários, acoplados ou portáteis, diretamente relacionados às atividades agrícolas, pecuárias, aquícolas e florestais, dados em garantia a financiamentos de crédito rural.
O seguro de penhor rural resguarda os bens dados como garantia por produtores contra possíveis perdas ou danos ocorridos durante o período de pagamento dos empréstimos. Os bens oferecidos como garantia devem estar diretamente relacionados à atividade exercida pelo produtor.
Os produtores rurais devem firmar contrato com uma seguradora habilitada, que irá assumir parte do risco e repassar a outra parte dos riscos para as resseguradoras. Já o governo federal, que oferece o Programa de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural (PSR), irá pagar uma parte do valor do seguro contratado pelos produtos nas seguradoras. O percentual de subvenção pago pelo Governo Federal pode chegar a 35%.
O produtor rural deve avisar imediatamente à seguradora e à instituição financeira que concedeu o crédito, bem como às autoridades policiais, quando necessário. Deve tomar as providências cabíveis para proteger os bens segurados e evitar que os prejuízos sejam agravados e apresentar um relatório à seguradora descrevendo todos os fatos.
A principal função desse seguro é proteger o equipamento de possíveis sinistros e ter que deixar o equipamento parado em razão de um dano físico ou roubo pode causar um enorme prejuízo para o produtor.
Além disso, ter que arcar com os custos de uma nova máquina agrícola não é nada barato e muito menos nada viável financeiramente.
Por esse motivo, o seguro para máquinas agrícolas é a melhor opção para quem quer economizar e receber assistência caso algo aconteça com o equipamento.
Há diversas seguradoras que trabalham com seguros para equipamentos agrícolas. As apólices oferecem várias coberturas básicas, como por exemplo, roubo, furto, danos materiais, eventos climáticos, incêndio, raio e explosões.
Entretanto, se essas coberturas não forem suficientes, é possível contratar planos adicionais, como coberturas para danos elétricos, tombamento, lucros cessantes, responsabilidade civil e colisão com objetos no solo.
As sementes cobertas pelo seguro agrícola são apenas as sementes/plantações homologadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A cobertura para incêndios é uma das coberturas básicas do seguro para máquinas agrícolas.
O seguro básico para máquina agrícola cobre roubos e furtos qualificados. Furtos simples, que ocorrem quando o item roubado desaparece sem vestígios de arrombamento, não estão cobertos pelo seguro.
Para utilização de máquinas agrícolas é preciso realizar treinamentos específicos além de adotar uma série de medidas, visando a prevenção de acidentes. Tratores, colhedoras e enfardadoras podem apresentar um agravante para risco de incêndio no uso de máquinas agrícolas devido às condições extremas durante sua utilização, causando grandes estragos e prejuízos econômicos.
Os incêndios em equipamentos agrícolas podem ter causa externa ou interna. Incêndio de causa externa costuma ser decorrente de queimadas agrícolas praticadas para limpeza de terreno, que podem fugir de controle ou estar aliado a condições climáticas como baixa umidade, altas temperaturas e ventos. Já o incêndio de causa interna costuma estar associado a um desarranjo mecânico ou falha na operação, problemas de projeto, má conservação ou mal regulagem para realização da operação.
Para definir quanto custa o seguro agrícola é levado em conta município do plantio, zoneamento agrícola (período de plantio), tipos de solo (arenoso, médio ou argiloso), tipos de plantio (direto, convencional, a lanço), rotação da cultura, se a cultura é irrigada ou não e se as sementes são utilizadas. O custo do seguro varia conforme o valor e o risco do equipamento que está sendo assegurado.
Será levado em conta a área assegurada, o tipo de cultura plantada, o valor esperado de colheita, bem como o clima da região assegurada. Alguns critérios estão sujeitos a aprovação, como limite financeiro disponível e informativo de créditos.
Entre em contato com a Rotta Seguros e obtenha as melhores ofertas de para coberturas para Seguro Penhor Rural pelo melhor valor e proteção dos seus equipamentos.
As melhores seguradoras para quem quer contratar o seguro para máquina agrícola são: Porto Seguro, Allianz, Mapfre Seguros, Tokio Marine e Essor.