Hoje em dia, muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de alugar um imóvel. Exigências cada vez maiores dos proprietários e das imobiliárias causam a maior dor de cabeça para quem busca um lugar para chamar de seu. Por medo de inadimplência ou de ter que enfrentar um longo processo, é comum se deparar com exigências como Caução, Fiador ou Seguro Fiança.
Mas, afinal de contas, o que é o Seguro Fiança?
Trata-se de um serviço onde o próprio locatário contrata uma empresa que atua como fiadora de aluguel. Através do serviço de seguro fiança, o inquilino fica tranquilo e ainda se beneficia de algumas vantagens, conforme sua cobertura. Esse serviço pode ser contratado para aluguéis residenciais, comerciais e não residenciais, como consultórios e escritórios.
Antigamente, o mais comum era pedir para um amigo ou parente ser o fiador de aluguel, mas nem todo mundo consegue encontrar alguém que assuma essa responsabilidade. Além do mais, encontrar um fiador de locação tem sido mais difícil, hoje em dia, devido a uma série de razões.
Em uma cidade como São Paulo, que sempre recebe muita gente de fora para morar, muitas pessoas estão longe da família e a maioria dos locatários só aceita para fiança locatícia quem tiver uma propriedade na mesma cidade da locação.
Outro forte motivo, a maioria das pessoas não gosta de assumir uma responsabilidade desse porte pelos outros. O que já é difícil em caso de familiares, imagine a dificuldade em caso de amigos, já que caso o locatário não cumpra com seu compromisso, a dívida será repassada para quem aceitar ser o fiador locatário.
São muitas histórias que acabaram mal, como a do administrador de empresas Eduardo Aguiar. Ele conta que já ficou com o nome sujo, pois ao aceitar ser o fiador de aluguel de um amigo de infância, se viu da noite para o dia, diante de uma dívida enorme, já que o amigo além de deixar de pagar por vários meses, não comunicou esse fato a Eduardo. Para resolver a situação, como fiador teve que desembolsar o equivalente a sete aluguéis. Além da dor de cabeça, a amizade dos dois ficou bastante abalada depois desse episódio.
Para evitar o constrangimento de pedir esse super favor a amigos, muita gente prefere ter sua independência e não ter que recorrer a ninguém para resolver a questão.
Como Funciona o Seguro Fiança?
Ao contratar o serviço de seguro fiança Porto Seguro, o inquilino dispensa a necessidade de buscar um fiador de aluguel e evita desfalcar suas economias para reunir dinheiro suficiente a três ou mais meses de aluguel para a Caução como garantia para o locador. O investimento é bastante acessível e ainda oferece várias vantagens.
O Seguro Fiança Porto Seguro oferece inúmeros planos com diversos benefícios. Em caso de inadimplência, por exemplo, o serviço porto seguro aluguel cobre a dívida com o proprietário e, caso necessário, a própria Porto Seguro entra com ação de despejo contra o locatário.
Peça uma Simulação de Seguro Fiança na Rotta Seguros para saber quanto custa seguro fiança e descubra todas as vantagens que só a Porto Seguro Fiança oferece, como:
– evitar o constrangimento na hora de buscar um fiador de aluguel;
– não precisar pagar a caução;
– contratar um bom serviço a um valor super acessível;
– ter a opção de várias coberturas extras, como a danos materiais e pintura do imóvel.