Obrigatoriedade do Seguro de Carga
Conforme o artigo 20º do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10º do Decreto nº 61.867/1967, é obrigatório o Seguro de Carga conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) — para transportadores — e o Seguro de Transporte Nacional — para embarcadores. Caso a sua empresa não tenha contratado uma apólice obrigatória de Seguro de Carga, o mais indicado é que você entre logo em contato com nossa corretora de seguros, pois as organizações que não cumprem a legislação podem ter problemas para renovar seu registro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e serem multadas. Uma das principais dúvidas em relação ao Seguro de Carga é relacionada a sua obrigatoriedade no transporte rodoviário de carga.
Quais são as principais companhias de Seguro de Carga do Brasil?
Seja para você, que opera o transporte de carga dedicada ou o transporte de carga fracionada, a Rotta Seguros tem sempre o que há de melhor em Seguro Carga em Guarulhos, por isso, peça já a sua cotação sem compromisso. Conte com a prestatividade e eficiência de nossos corretores e solicite uma cotação agora de Seguro de Carga, seja o Seguro Acidentes (RCTR C) ou o RCF DC, um seguro facultativo que preserva o transportador em ocorrências de roubo de carga. Dentre as principais companhias de Seguro de Carga do Brasil podemos destacar a Porto Seguro, a Allianz Seguros, a Sul América Seguros e a Bradesco Seguros, além da Chubb, Mapfre, Sura, Liberty e Tokio Marine.
Seguro de Carga e outros itens relacionados que oferecemos à sua empresa
- Seguro de Carga
- Seguro de Carga RCTR C Transportadoras
- Seguro de Carga RCF DC
- Seguro de Carga Avulsa
- Seguro de Transporte
Os riscos no transporte de cargas e o papel do Seguro Carga em Guarulhos
A negligência é a situação mais comum, que aparece por um descuido, uma falta de atenção, e acaba ocorrendo em diferentes situações, como atender a um celular ao dirigir o caminhão, ou mesmo quando uma caixa acaba atrapalhando a visão do motorista e isso gera um acidente, assim, não dá para ficar sem um Seguro de Carga. O transporte de cargas é uma atividade que apresenta diferentes riscos, sendo que, grande parte deles traz consequências graves e são causados por imperícia, imprudência e negligência, o que exige medidas de resguardo como um Seguro Carga. A imprudência acontece quando um motorista é seguro de seu trabalho, mas deixa de tomar algumas medidas de segurança por achar que já sabe o que fazer e acaba incorrendo em uma situação de inconveniência, inadvertência, causando problemas que um Seguro de Carga pode ajudar.
Seguro de Carga: principais exclusões e especificidades
Nas apólices de Seguro Carga, a cláusula DDR Seguro Transporte informa que a seguradora do embarcador não realizará ação regressiva com o transportador em caso de sinistro. Um Seguro Carga não cobre, em hipótese alguma, perdas, danos e despesas consequentes, da má conduta intencional do segurado e situações de guerra, revolução, insurreição, rebelião ou comoção civil resultantes das mesmas. Na contratação de Seguro de Carga em Guarulhos, o cliente deve negociar com a corretora a inclusão da cláusula sobre a Dispensa do Direito de Regresso (DDR), um documento emitido pela seguradora que descreve especificamente os riscos que serão dispensados e regras de gerenciamento de riscos que devem serem cumpridas.
Seguro de Carga: Como funciona?
O Seguro de Carga para embarcadores protege o proprietário da mercadoria, como uma empresa que precisa realizar o deslocamento do produto entre dois pontos da cadeia de suprimentos, sendo responsável pelo controle e acompanhamento do transporte de forma gerencial. Obrigatório por lei, o Seguro de Transporte Nacional protege o embarcador de riscos durante o transporte da mercadoria por via terrestre, aérea, ferroviária ou marítima e, portanto, esse Seguro Carga garante o pagamento de indenizações em caso de danos ou perdas durante viagens em todo o Brasil. É fundamental conheceremos os tipos de Seguro Carga existentes para os transportadores e embarcadores para entenderemos como funciona cada um deles, já que os dois agentes têm papel fundamental na economia e na logística.
Quanto custa um Seguro de Carga?
O RCTR C é considerado um Seguro de Carga barato e não costuma ter franquia para as coberturas básicas. Para se calcular o valor do Seguro Carga RCTR C multiplica-se o valor da carga transportada declarada no documento fiscal pela taxa do seguro, definida em um modelo de tabela específico baseado na Resolução CNSP Nº 219 de 06/12/2010 da SUSEP, onde constam taxas de acordo com o Estado. Entra no cálculo do valor de um Seguro de Carga tributos como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e outros, que são somados aos custos e à avaliação de risco das seguradoras de transporte de cargas.