Seguro Carga do transportador em Portão da Rotta Seguros
Roubo durante o trânsito e o desaparecimento total da carga com o veículo durante o transporte são situações em que sua apólice de Seguro Carga faz a diferença. e as coberturas do seguro também podem ser definidas pela natureza do bem ou da mercadoria. Nos casos de quebra, vazamento, arranhadura, derrame, amolgamento, amassamento, queda e outras situações não provocadas por acidentes rodoviários também podem ser cobertas por um Seguro de Carga.
Seguro de Carga: principais exclusões e especificidades
Segundo a SUSEP, existem algumas exclusões descritas na cobertura básica contratada do Seguro de Carga. Nas apólices de Seguro Carga, a cláusula DDR Seguro Transporte informa que a seguradora do embarcador não realizará ação regressiva com o transportador em caso de sinistro. Na contratação de Seguro de Carga em Portão, o cliente deve negociar com a corretora a inclusão da cláusula sobre a Dispensa do Direito de Regresso (DDR), um documento emitido pela seguradora que descreve especificamente os riscos que serão dispensados e regras de gerenciamento de riscos que devem serem cumpridas.
Seguro de Carga e outros itens relacionados que oferecemos à sua empresa
- Seguro de Carga
- Seguro de Carga RCTR C Transportadoras
- Seguro de Carga RCF DC
- Seguro de Carga Avulsa
- Seguro de Transporte
Obrigatoriedade do Seguro de Carga
Caso a sua empresa não tenha contratado uma apólice obrigatória de Seguro de Carga, o mais indicado é que você entre logo em contato com nossa corretora de seguros, pois as organizações que não cumprem a legislação podem ter problemas para renovar seu registro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e serem multadas. Conforme o artigo 20º do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10º do Decreto nº 61.867/1967, é obrigatório o Seguro de Carga conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) — para transportadores — e o Seguro de Transporte Nacional — para embarcadores. O RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas) é um Seguro Carga obrigatório e regulamentado por lei.
Quanto custa um Seguro de Carga?
O RCTR C é considerado um Seguro de Carga barato e não costuma ter franquia para as coberturas básicas. Para se calcular o valor do Seguro Carga RCTR C multiplica-se o valor da carga transportada declarada no documento fiscal pela taxa do seguro, definida em um modelo de tabela específico baseado na Resolução CNSP Nº 219 de 06/12/2010 da SUSEP, onde constam taxas de acordo com o Estado. É muito difícil definir um preço médio para um Seguro Carga, pois a cotação das seguradoras considera muitos fatores e costuma variar de uma para outra, mas hoje já temos seguradoras que aceitam cobrar o valor mínimo de R$500,00 por mês.
O que é o Seguro Carga?
O Seguro Carga em Portão é uma categoria de proteção que garante à empresa contratante uma indenização por prejuízos ao carregamento durante viagens ferroviárias, terrestres, aéreas ou marítimas, nacionais ou internacionais, sejam elas para importação ou exportação. A perda de uma mercadoria seja por acidente seja por roubo, além dos prejuízos óbvios, envolve também outras perdas relacionadas como os problemas para seu cliente que comprou essa mercadoria e que não irá receber, impossibilitando a produção, distribuição ou comercialização momentânea, o que pode ser minimizado com um Seguro Carga em Portão. Por ser complexa e envolver uma série de riscos operacionais, a atividade de transporte de cargas exige resguardo contra extravios, avarias, roubos e furtos de mercadoria ou mesmo acidentes, por isso, os gestores precisam criar estratégias preventivas como o Seguro de Carga.
Os riscos no transporte de cargas e o papel do Seguro Carga em Portão
. O transporte de cargas é uma atividade que apresenta diferentes riscos, sendo que, grande parte deles traz consequências graves e são causados por imperícia, imprudência e negligência, o que exige medidas de resguardo como um Seguro Carga. Possui um Seguro Carga em Portão é fundamental em casos de imperícia, onde a falta de habilidade ou de capacidade do trabalhador pode levar a acidentes, já que o motorista pode não ter a habilidade necessária para evitá-los e, mesmo assim, cabe a empresa a responsabilidade de repará-los e, também, de contratar trabalhadores experientes ou capacitá-los.