Saiba quais vacinas são cobertas pelo plano de saúde

9 de julho de 2021

Plano de Saúde

Em tempos de pandemia, uma das questões que as pessoas mais discutem ao contratar um convênio médico é se o plano de saúde cobre vacina ou não.

Decisiva para a nossa imunidade, a vacinação é feita em diferentes idades, nos protegendo contra doenças durante toda a vida.

Um bom exemplo é a vacina tríplice viral, que desenvolve anticorpos contra sarampo, caxumba e rubéola, e deve ser aplicada na infância, adolescência e vida adulta.

Plano de saúde cobre vacina?

É de conhecimento geral que as vacinas são uma das formas mais utilizadas para se obter proteção contra inúmeras doenças causadas por vírus e bactérias, sendo um dos recursos mais importantes à disposição da população.

Porém, as vacinas não constam no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, que regula os planos de saúde no Brasil.

A cobertura dos planos de saúde varia em relação ao procedimento. Algumas vacinas têm cobertura obrigatória, como a contra a dengue para os grupos de risco e a OncoBCG.

Já outras vacinas podem ser integralmente cobradas pelas clínicas particulares.

Entretanto, muitos planos de saúde fazem parcerias com clínicas e oferecem ressarcimento total ou parcial ou descontos em algumas vacinas.

Quando o Plano de Saúde Cobre Vacina?

Mesmo não sendo obrigatório, convênio cobre vacina em algumas situações, principalmente em situações de surtos. No momento da contratação do plano de saúde, o cliente pode solicitar cobertura adicional para vacinas. Determinados planos de saúde cobrem vacina para algumas categorias, caso da NotreDame Intermédica, na categoria Premium 900, que disponibiliza um serviço extra de “Programa de Imunização de Vacinas”.

Além disso, existe uma exceção em relação à BCG, a vacina que protege contra o vírus da tuberculose. Como a dose desta vacina deve ser aplicada em recém-nascidos, caso o pediatra solicite que seja feita logo após o parto, é possível mediante análise que o plano de saúde é obrigado a cobrir essa vacina.

Casos em que o Convênio Cobre Vacina

Mesmo não sendo obrigatório oferecer as vacinas pelos convênios médicos, há opções de vacina que deve ter cobertura em todo plano de saúde: a PPD (Tuberculina), IDER, vacina aplicada para a prevenção de casos de caxumba, hipersensibilidade retardada candidína e estreptoquinase dornase.

Essa vacina coberta pelos planos de saúde pode ser usada contra a tuberculose, tricofitina e vírus vacinal. Diferente das demais vacinas, é obrigatória a ser ministrada pelos planos de saúde, pois integra o Rol de procedimentos da ANS, sendo a única a constar na lista.

Vacinas na Rede Particular

As vacinas também podem ser encontradas na rede particular, em clínicas especializadas supervisionadas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As vacinas podem ser encontradas o ano todo nessas clínicas. Vale fazer uma pesquisa antes de ir até uma delas, pois os valores costumam ser diferentes.

Outra opção são os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries), criados para atender pessoas com doenças crônicas que estão em faixas etárias que não entram nas idades alvos das campanhas de vacinação gratuitas.

Qual é a importância da vacinação?

A vacina é desenvolvida para treinar as defesas do corpo, protegendo todo o organismo contra algumas doenças, principalmente infectocontagiosas. As vacinas servem para estimular o nosso sistema imune a criar anticorpos que combatem vírus e bactérias.

Em outras palavras, elas ensinam nosso organismo a reconhecer um agente nocivo, defendendo o corpo caso alguns desses invasores tentem fazer mal aos órgãos. Elas previnem enfermidades que, em alguns casos, podem ser fatais.

A aplicação adequada das vacinas garante que algumas doenças, como sarampo e poliomielite, continuem erradicadas.

Plano de Saúde Allianz com cobertura para Vacinas Infantis

A Allianz Saúde possui cobertura para vacinas infantis, conforme calendário oficial do Ministério da Saúde em rede de clínicas indicadas pela própria seguradora ou por reembolso caso o usuário opte em receber a dose da vacina por uma clínica particular. O recomendado caso veja utilizar clínicas particulares e checar previamente com a Allianz qual o valor exato que será reembolsado.

Planos de Saúde são Obrigados a Oferecer Vacinas?

Para saber se o plano Unimed cobre vacinas, quais são as vacinas cobertas pelo plano de saúde Amil e as vacinas cobertas pelo plano de saúde Sulamérica, além de descobrir se o seu plano de saúde cobre vacinas na rede particular, você pode olhar o seu contrato ou ligar para a Rotta Seguros e conversar conosco.

Caso seu plano de saúde atual não ofereça esse serviço e mesmo assim você queira se vacinar em clínicas privadas, a aplicação provavelmente será cobrada. Vale lembrar que os planos de saúde de segmento médico-hospitalar devem cobrir consultas, atendimentos de emergência, internações hospitalares e exames solicitados pelo médico.

 


Deixe um Comentário



Open chat