O que é seguro de vida?
O seguro de vida foi criado com objetivo de oferecer proteção econômica e financeira ao segurado e sua família. Quem recebe a indenização seguro de vida é a pessoa indicada no contrato, com o objetivo de resguardar suas finanças em caso de morte. Além disso, o próprio segurado pode obter proteção financeira em caso de incapacidade temporária, por exemplo.
Para que serve o seguro de vida?
Basicamente para proteger e cuidar da família do segurado na questão financeira. Mas existem outras situações onde o seguro de vida se faz de grande importância, como:
- Oferecer garantia de tranquilidade financeira;
- cobrir custos póstumos do segurado, como impostos e gastos funerários;
- cobrir outros tipos de gastos como financiamento de imóveis ou outros bens, alimentação e outros;
- garantir o futuro dos filhos, como por exemplo, custos com educação;
- para ajudar o cônjuge a manter a situação financeira diante de um imprevisto.
Em quais situações é possível receber seguro de vida?
Há seguros de vida mais amplos que contam até com quitação de dívidas e despesas educacionais. Dessa forma, o seguro de vida garante que as pessoas que dependem de você ficarão amparadas, mesmo que em um momento difícil. É importante escolher com cuidado o melhor seguro de vida para seu perfil. As coberturas do seguro de vida mais comuns são:
- Morte natural;
- Morte acidental;
- Invalidez Total ou Parcial por Acidente;
- Invalidez Total ou Parcial por Doença
- Assistência funeral;
- Risco de Cirurgia;
- Doenças graves
Por que contratar um seguro de vida?
Há muitos motivos para adquirir um seguro de vida! Como ninguém pode prever o futuro, é importante se prevenir. Conheça algumas vantagens de ter um seguro de vida:
- Proteção financeira para os dependentes
- Mais proteção para o seu cônjuge
- Maior proteção financeira diante de imprevistos relacionados a acidentes
- Cobertura de doenças graves
- Pagamento por afastamento de trabalho
- Reembolso de despesas médicas
Qual a diferença entre seguro de vida individual e familiar?
É possível dividir entre seguro de vida individual e seguro de vida familiar. No primeiro caso, o seguro cobre somente situações de sinistro que afetem o titular da apólice, e o benefício é direcionado a ele ou aos seus beneficiários.
Já no segundo, a cobertura se estende a diversos membros da família. Isso significa que o benefício é pago se algo acontecer com qualquer pessoa contemplada pelo seguro.
Também existe o seguro de vida em grupo, mais frequentemente contratado por empresas. Por essa razão, o seguro de vida empresarial costuma ser mais barato, com relação ao valor do seguro de vida individual. Com ele, o contrato é realizado entre empresa e seguradora, mas cada funcionário tem em sua apólice seus familiares como segurados.
Como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida funciona como um contrato, onde a seguradora pagará uma indenização em caso de um acontecimento coberto pela apólice. Diante da morte do titular do seguro, a indenização é feita aos beneficiários escolhidos. Caso não haja um indivíduo determinado, os dependentes legais recebem a quantia.
Para ter direito ao benefício, o segurado deverá estar em dia com os pagamentos, que poderão ser à vista ou parcelados, definidos no ato da contratação.
É possível receber seguro de vida em vida?
Sim. Muita gente pensa que as coberturas do seguro de vida só valem após a morte do segurado. Na verdade, o que pouca gente sabe é que o valor do seguro de vida também pode ser utilizado, dependendo das coberturas, em situações como:
- incapacidade temporária total ou parcial por acidente;
- câncer;
- doenças terminais;
- incapacidade temporária;
- despesas médico-hospitalares e odontológicas, em caso de acidente.
Quem pode fazer seguro de vida?
Da mesma forma que um seguro para carro, imóvel ou qualquer outro bem, qualquer pessoa pode contratar um seguro de vida, contanto que seja aceito pela seguradora na avaliação. Entretanto, existem algumas regras que devem ser seguidas pelo titular, sob o risco de perder o direito ao benefício. Ao contratar o seguro, é importante informar todos os fatores de risco involuntários a que o segurado está submetido.
Com relação a seguro de vida para idosos e a idade máxima para fazer seguro de vida, na maioria das seguradoras, a idade máxima para se adquirir uma nova apólice é 64 anos. Alguns seguros de vida em grupo possuem limite acima do seguro individual, aceitando idades mais elevadas.
O que é melhor: seguro de vida ou plano de saúde?
O seguro de vida pode ajudar a pagar gastos necessários que na maioria das vezes não cabem no orçamento doméstico e não são cobertos pelo plano de saúde.
Já em caso de invalidez permanente total ou parcial por acidente, a pessoa que ficou inválida poderá necessitar de inúmeros tratamentos médicos e reabilitação.
A aposentadoria do INSS também costuma ser pequena, para arcar com os gastos de alguém que não pode mais trabalhar.
O seguro de vida pode suprir todas essas necessidades. Não existe opção melhor ou pior. O ideal seria contar com as duas proteções, pois elas são complementares. Os dois podem ser vitais para a saúde, o conforto e a tranquilidade da família.
O que compensa mais: seguro de vida ou previdência privada?
Seguro de vida e previdência privada podem apresentar finalidades comuns, porém, são benefícios diferentes. O seguro de vida não sofre tributação nem penhora. Enquanto um é mais voltado para a proteção, o outro é mais inclinado ao investimento.
O cenário ideal seria a contratação dos dois, pois apresentam mais vantagens do que desvantagens. Dessa forma, o contratante poderá se proteger dos imprevistos de maneira mais completa.
É caro fazer seguro de vida?
O custo do seguro de vida varia bastante de acordo com o período de vigência, número de beneficiados e situações previstas pela cobertura. O preço do seguro de vida aumenta conforme são incluídas as coberturas de sinistros como doença grave, morte acidental, invalidez e incapacidade temporária. As coberturas influenciam o valor do seguro de vida, mas é possível pagar um valor maior para aumentar a indenização.
Qual a melhor operadora de seguro de vida?
A Rotta Seguros atua no mercado de seguro de vida há muitos anos. A empresa trabalha com as melhores operadoras de seguro de vida do mercado, como a Porto Seguro, entre outras. O mais importante é conversar com um corretor especializado que fará uma avaliação dos eu perfil para indicar quais são as melhores empresas que podem atender às suas necessidades.
Faça uma simulação online de seguro de vida agora mesmo!