Plano de Saúde cobre Cirurgia para Miopia?

22 de setembro de 2021

Plano de Saúde

Quem usa óculos conhece todos os incômodos que o uso do acessório causa. Ainda mais em época de pandemia, porque junta com o uso da máscara, daí machuca as orelhas e embaça as lentes, entre outros aborrecimentos.

Nem todo mundo gosta de usar óculos

Quem tem um grau de miopia muito alto já se perguntou ao menos uma vez se faria a cirurgia de correção da miopia. Poucas pessoas se sentem confortáveis em usar óculos, seja pela estética ou pelo incômodo em ter um objeto no rosto o tempo todo, sem contar que as lentes podem sujar e afetar a visão ou acontecer um acidente e os óculos quebrarem na rua, deixando a pessoa completamente sem visão.

É comum considerar resolver o problema para sempre, buscando informações sobre quanto custa a cirurgia de miopia e se o plano de saúde cobre a cirurgia de miopia. Para você que usa óculos, trazemos uma boa notícia: sim, plano de saúde cobre cirurgia de miopia. A cirurgia de miopia é coberta pelo plano de saúde e serve para corrigir a visão.

Clique aqui e faça uma simulação para valor de plano de saúde

Como é feita a cirurgia de miopia?

A cirurgia de miopia, também chamada de cirurgia refrativa tem cobertura prevista pelos planos de saúde e pode ser realizada por duas técnicas: PRK ou LASIK. Os planos de saúde oferecem cobertura não apenas em casos de miopia, problema caracterizado pela dificuldade para enxergar de longe, mas também há cobertura para cirurgia de astigmatismo, dificuldade em chegar de perto e longe causada por uma deformidade na córnea, assim como a cirurgia para hipermetropia, dificuldade em enxergar objetos próximos.

Quem pode fazer a cirurgia de miopia?

Para poder realizar a cirurgia de miopia o paciente deve ter indicação médica, ser maior de 18 anos e não estar gestante. Também é necessário que o grau refrativo esteja estável há pelo menos um ano. Caso sofra de doenças que prejudiquem a cicatrização da córnea, o paciente não poderá realizar a operação para corrigir a miopia.

Outro quesito importante para o paciente ser considerado apto para a realização da cirurgia de miopia, é que tenha graus específicos de dificuldades na visão. A cirurgia para correção da miopia só pode ser feita em casos moderados ou graves, com medidas de -5,0 a –10,0 graus, podendo ou não ter astigmatismo ou hipermetropia associados.

As condições são definidas levando em consideração resultados clínicos nos quais a cirurgia para miopia trouxe melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes. A cobertura para cirurgia de miopia vale para ambos os olhos nos casos em que um deles está dentro dos parâmetros e o outro é de grau inferior. Porém, se um dos olhos estiver dentro dos parâmetros e o outro estiver acima, a cobertura vale para o olho cujo grau está dentro dos limites definidos. O cirurgião, juntamente com o paciente, deve decidir sobre os ganhos da cirurgia para correção da miopia e justificar clinicamente o procedimento à operadora. A justificativa é que, em graus elevados, a cirurgia de miopia não garante uma visão perfeita sem o uso de lentes corretivas.

Agora que você sabe que plano de saúde cobre cirurgia de miopia, se você se interessou em fazer o procedimento, o passo seguinte é procurar seu oftalmologista e com ele definir se a cirurgia para miopia é interessante ao seu caso.

 


Deixe um Comentário