Para que serve o Seguro Prestamista e como Contratar um?

17 de novembro de 2021

Informativos Seguros

Já ouviu falar em seguro prestamista? Eu aposto que sim, mas pode ser que você não saiba o que é, ou conheça por outro nome. Esse tipo de seguro é muito importante e ajuda muitas pessoas com financiamentos.

A compra de bens de grande valor, na maioria das vezes, é realizada por meio de financiamentos.

O seguro prestamista é um auxílio e uma tranquilidade extra para quem precisa iniciar um empréstimo de grande valor e uma garantia para a financeira de que caso ocorra um sinistro de morte, invalidez temporária ou permanente, algum grave problema de saúde ou até mesmo perda de renda por demissão, o seguro prestamista irá quitar esse saldo devedor do financiamento diretamente para a financeira.

O que é seguro prestamista?

Seguro prestamista é um tipo de cobertura para financiamentos a longo prazo, como a compra de um imóvel ou um automóvel. O objetivo é arcar com o pagamento da dívida caso o comprador não possa realizar a quitação.

Ao contratar um seguro prestamista o comprador garante à financeira que a sua dívida será quitada, mesmo que algum imprevisto aconteça. Esse tipo de seguro é muito comum, nos financiamentos de imóveis ele é sempre incorporado às prestações.

Claro que para utilizar o seguro prestamista é preciso cumprir alguns requisitos, isso porque existem diferentes tipos de cobertura.

Qual a cobertura de um seguro prestamista?

O seguro prestamista ajuda em diversas situações, como caso de morte, invalidez temporária ou definitiva e ainda desemprego involuntário. Cada tipo de cobertura auxilia o seguro de uma determinada maneira.

Cobertura por saúde

Nesse caso, o seguro prestamista pode auxiliar no pagamento do financiamento enquanto o segurado se restabelece de uma doença. Ele também pode ser acionado em caso de invalidez definitiva, assim a dívida é totalmente quitada.

Cobertura por morte

Os empréstimos consignados são um exemplo de dívidas que são herdadas pela família em caso de morte do segurado. O seguro prestamista ajuda na quitação das prestações e ainda em caso de compra de imóveis e automóveis.

Cobertura por perda da renda

Existe também uma opção de seguro prestamista que cobre o pagamento do financiamento em caso de desemprego involuntário. Nesse caso, são pagas algumas prestações por um tempo pré-definido, assim o segurado não perde o seu bem.

Para conseguir esse benefício é preciso ser comprovado que a demissão foi involuntária, ou seja, não pode ser por justa causa e nem por pedido de demissão.

Benefícios de contratar um seguro prestamista

O seguro prestamista tem muitos benefícios, tanto para as financeiras quanto para o contratante. Os principais são:

  • Tranquilidade para o segurado: Com o seguro prestamista você não tem risco de perder o seu bem por não conseguir realizar o pagamento das parcelas em dia e corra o risco de perder seu bem para a financeira, caso algum grave imprevisto ou sinistro.
  • Menores taxas: Com a garantia de pagamento das parcelas as financeiras reduzem os juros cobrados no financiamento.
  • Mais segurança: O seguro prestamista ajuda seus segurados a sentir mais segurança, mesmo quando imprevistos acontecem.

Quem pode contratar um seguro prestamista?

Uma característica do seguro prestamista é que ele não pode ser contratado diretamente pelo cliente. A empresa responsável pelo financiamento é que disponibiliza as opções de seguradoras onde o cliente pode contratar o serviço.

A parceria é feita diretamente entre a financeira ou empresa que realiza a negociação e as seguradoras. Ao cliente cabe escolher o tipo de cobertura do seguro e qual a seguradora que deseja trabalhar.

Seguradoras que oferecem seguro prestamista

As seguradoras como Porto Seguro e Allianz são duas grandes operadoras de seguro prestamista do Brasil. Para conhecer mais sobre os tipos de cobertura, valores e funcionamento, entre em contato com a gente.

 


Deixe um Comentário



Open chat