Seguro D&O: saiba como funciona, coberturas e por que você precisa de um!

O Seguro D&O é uma opção de proteção criada para administradores, executivos e diretores de empresas em geral. Apesar de ser um modelo já conhecido entre os segurados e empresas, muitas pessoas não sabem como funcionam ou para que serve esse tipo de seguro.

É isso que vamos te apresentar nesse artigo, tudo sobre o modelo de seguro D&O e quem pode contratar. Você vai notar o quanto essa opção de seguro é importante e indispensável dentro das empresas.

Para que serve o seguro D&O?

Existem leis em todo o mundo que determinam que executivos e diretores sejam responsabilizados por escolhas e ações realizadas durante sua administração da empresa.

E essa responsabilização é feita de maneira pessoal, ou seja, a pessoa física é acusada por danos causados enquanto exerce determinado cargo. O seguro D&O foi criado justamente para ajudar esses diretores em casos de acusações e processos em seu nome.

O objetivo é oferecer total suporte para que o profissional possa se defender e enfrentar os danos causados por suas ações. Assim o diretor tem mais segurança para tomar decisões e criar novos planos sabendo que tem o respaldo da apólice.

Os tipos de processo que um diretor pode sofrer são muitos e sem o seguro D&O seria difícil alguém aceitar tal cargo com responsabilidade civil. Isso porque os danos de imagem e financeiros podem ser bem maiores que os benefícios de exercer um cargo de diretoria.

Qual o tipo de cobertura do seguro D&O?

O seguro D&O tem cobertura bem ampla para ajudar diretores e executivos em diferentes tipos de processos. Esses processos podem vir de clientes, acionistas, credores, órgãos reguladores e ainda de dentro da própria empresa, como funcionários, outros diretores e até mesmo da própria empresa.

As principais coberturas são:

  • Pagamento de custas judiciais: O pagamento de advogados, multas, fiança e indenizações é realizado pelo seguro D&O.
  • Ajuda em casos de bloqueio de bens: Em alguns processos desse tipo é comum que os bens do diretor acusado sejam bloqueados. Nesses casos, o seguro D&O oferece uma ajuda de custo para que as despesas sejam atendidas até que os bens sejam liberados.
  • Investigação de provas: Caso seja preciso realizar investigação para juntada de provas que comprovem a inocência do diretor ou executivo, o seguro D&O oferece suporte financeiro para arcar com os custos dessa investigação.
  • Pagamento de danos morais a terceiros: Quando a condenação por algum ato é confirmada o seguro D&O cobre os custos do pagamento de danos morais ao solicitante.

Por que contratar um seguro D&O?

O seguro D&O é a melhor maneira de proteger seus executivos contra eventuais acusações sobre seu gerenciamento. Mesmo sem ter intenção, diretores são passíveis de decisões equivocadas que podem levar a um processo contra sua pessoa.

Normalmente esse processo pessoal vem junto com o processo à empresa e ter a garantia do seguro D&O representa uma tranquilidade a mais. Isso porque ele ajuda a controlar os gastos da empresa com o processo e garante total apoio financeiro e judicial aos diretores envolvidos na ação.

Para saber mais, consulte a Rotta Seguros!

 


Deixe um Comentário



Open chat