Plano de Saúde cobre Academia?

16 de dezembro de 2021

Plano de Saúde

Academia e plano de saúde: uma dupla perfeita

Há muito tempo que praticar exercícios físicos deixou de ser somente uma questão estética, hoje já há a consciência de que se trata de cuidar da saúde. É cada vez maior o número de pessoas preocupadas em manter a saúde através de exercícios e os planos de saúde têm-se mostrado grandes parceiros nessa empreitada.

Se por um lado, em qualquer idade, os benefícios dos exercícios físicos vão além do tônus muscular mais definido, por outro, é fundamental contar com acompanhamento médico para evitar excessos e problemas desnecessários. 

Mas como saber se meu plano de saúde cobre academia?

A resposta é não, seu plano de saúde não cobre academia, pois esse serviço não está presente no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A lista de procedimentos da ANS é definida pelo Ministério da Saúde e inclui consultas médicas, fisioterapia e cirurgias, entre outros. Embora academia não esteja prevista nas coberturas dos planos de saúde, é importante não deixar os cuidados com a saúde de lado e contar com um bom plano de saúde como aliado na prevenção.

Que tal cuidar da saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde pela Rotta Seguros.

Quais são os tipos de plano de saúde que existem?

Cada classificação define os serviços que você terá direito, como consultas, exames, tratamentos, cirurgias, além de acomodação e internação. A ANS regula seu atendimento conforme o tipo do convênio de saúde escolhido:

  • Plano de saúde ambulatorial;
  • Plano de saúde hospitalar (com ou sem obstetrícia);
  • Plano de saúde de referência;
  • Plano odontológico. 

Plano de Saúde x Musculação + Endocrinologista + Nutricionista

Músculos definidos são bonitos, porém, além da parte estética, a musculação faz muito mais bem ao corpo do que a maioria das pessoas pensam. Os treinos repetidos com carga nem sempre são agradáveis, mas aumentam o gasto calórico e o ganho de massa magra, que acelera o metabolismo. Como resultado, o corpo passa a funcionar de forma mais eficiente.

Isso significa que há um processo natural de emagrecimento mesmo fora da academia, já que o tecido muscular continua gastando energia mesmo com o corpo parado. O ideal é combinar a musculação com uma dieta adequada à sua idade e ao seu gasto calórico diário, e é aí que entra o plano de saúde já que através do seu convênio médico, você terá acesso às consultas com endocrinologistas e nutricionistas que são os profissionais ideais para fazer seu planejamento alimentar.

Faça uma simulação online de plano de saúde para escolher a melhor opção em convênio médico no site da Rotta Seguros.

Potencializando seu plano de saúde através do exercício físico

Em combinação com uma dieta inadequada, o sedentarismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, osteoporose, obesidade e diabetes, entre outras. Ter um plano de saúde é fundamental para prevenirmos estas doenças. Combinado com o exercício físico monitorado por profissionais especializados, é a maneira mais eficaz e barata de prevenir doenças e promover a saúde.

A prática de exercícios físicos promove:

  • melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade;
  • fortalecimento dos ossos e das articulações;
  • perda de peso e do percentual de gordura corporal
  • redução da pressão arterial
  • melhora do diabetes
  • diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”);
  • redução do estresse e da depressão;
  • recuperação da autoestima. 

Invista na sua saúde e tenha melhora na qualidade de vida

Exercício físico, aliado a hábitos de alimentação saudável pode auxiliar na prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida. A pessoa deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa. Essa pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na sua saúde.

As cardiopatias podem acometer pessoas de todas as idades, mas através do seu plano de saúde, totalmente recomendado fazer acompanhamento com um cardiologista, principalmente para quem tem mais de 40 anos, que possui mais chances sofrer de patologias cardiológicas, como infarto por exemplo.

A musculação colabora para o fortalecimento do coração, controlando a pressão sanguínea, combatendo o colesterol e deixando o coração mais saudável.

Várias operadoras de planos de saúde promovem ações preventivas e programas de qualidade de vida, consulte aqui na Rotta Seguros para saber sobre os benefícios oferecidos de cada uma das operadoras. Se você ainda não fez o seu convênio médico, contate-nos e encontre o plano saúde perfeito para o seu perfil.

 


Deixe um Comentário



Open chat