Seguro náutico: o que cobre, quem faz e como funciona?

9 de dezembro de 2021

Informativos Seguros

Ninguém deseja que acidentes e imprevistos aconteçam durante um momento de descontração e alegria. Mesmo assim, sabemos que algumas situações podem ocorrer, principalmente quando falamos de algo tão imprevisível quanto o mar, represas ou rios.

Contratar um bom seguro náutico para seu barco pode tornar seu momento de lazer mais tranquilo.

Outra informação relevante é desde o ano de 2016 o seguro obrigatório para embarcações não é cobrado e isso aumenta os riscos de prejuízos.

O que é seguro náutico?

Um seguro náutico é a opção de cobertura para qualquer tipo de embarcação e para as mais diversas atividades. Ele é muito utilizado para o lazer, mas também é indicado para quem trabalha com embarcações.

Esse tipo de seguro oferece coberturas diversas como incêndio, explosão, colisão, perda de carga, danos a terceiros e cobertura durante o trajeto rodoviário.

É justamente para tornar seu momento de lazer ou de trabalho mais tranquilo que o seguro náutico é oferecido. Com ele você tem diversos tipos de cobertura que vão te ajudar em momentos difíceis.

Tipos de cobertura do seguro náutico

 

Cobertura Básica

A cobertura básica de um seguro náutico cobre casos de roubo, danos ao patrimônio, a colocação e retirada da embarcação da água e ainda salvamento e assistência.

Cobertura Extra

Como opção de cobertura adicional o segurado tem o transporte terrestre da embarcação, retirada de destroços, roubo de equipamentos e despesas extraordinárias.

Cobertura para terceiros

Se quiser proteger terceiros, o seguro náutico ainda tem a opção de responsabilidade civil em casos de danos físicos a terceiros e danos patrimoniais ou materiais a terceiros.

Como funciona o seguro náutico?

O seguro náutico é indicado para diversos tipos de embarcações de passeio, esportes, comercial ou transportes como, jet-ski, lanchas, veleiros e iates. Para a contratação do seguro é preciso garantir alguns pontos importantes que são determinantes na hora de definir o valor pago pela apólice.

Essas características analisadas fazem o valor do seguro náutico variar de 1% a 7% do valor das embarcações e isso vai variar de acordo com as coberturas escolhidas e de fatores de risco como tamanho da embarcação, tipo de casco, tipo de combustível, se vai navegar em água doce ou salgada, se vai pernoitar em marina e assim por diante.

É preciso realizar uma vistoria prévia na embarcação, que normalmente é custeada pelo próprio cliente. O vistoriador que é homologado pelo IRB para prestar esse tipo de trabalho, emite um relatório com todos os dados do barco, como idade, combustível, pés, conservação, horas de motor, valor de mercado e fotos e ao final emite um parecer sobre a aceitação do seguro.

Veja abaixo os principais pontos analisados para a determinação do risco do seguro.

Finalidade da embarcação

Embarcação para competições, comerciais, lazer, transporte ou esportes. O tipo de produto transportado e a quantidade de passageiros também é importante para a contratação do seguro para embarcações.

Características da embarcação

Barcos novos ou com mais de 20 anos, material usado na fabricação do barco, como alumínio, fibra ou aço. Barcos de grande, médio ou pequeno porte e ainda se é motorizado ou não.

Esses são alguns dos pontos que precisam ser analisados antes de contratar um seguro náutico. Isso é importante até mesmo para garantir que a cobertura seja a ideal para a situação. Assim, não haverá problemas em caso de acidentes.

Quem faz seguro náutico?

A Allianz é uma das maiores seguradoras que oferecem planos de seguros de náutica no Brasil, seguida pela Mapfre, Chubb, Essor, Liberty e Fair Fax e outras.

Importante é saber quais coberturas estão inclusas e quais estão excluídas. A grande maioria das seguradoras exclui a cobertura de furto simples, então a dica é tomar o máximo de cuidado ao deixar seu barco pernoitar em locais onde não tenha nenhuma proteção contra roubo e furto.

Para conhecer mais sobre esse tipo de seguro, faça contato conosco que iremos te ajudar com todos os detalhes.

 


Deixe um Comentário



Open chat