Preciso ter um plano odontológico?

plano odontológico

1 de abril de 2022

Seguro Dental

Muitas pessoas se preocupam em ter um sorriso bonito, com dentes branquinhos e saudáveis. O principal é manter uma boa rotina de cuidados, que vão além da escovação diária.

É muito importante visitar um dentista regularmente

O problema é que nem todos têm acesso a esses profissionais para garantir os cuidados necessários com a saúde bucal e um tratamento odontológico pode custar um pouco caro para quem não possui um plano dental.

E você, gostaria de contratar um plano odontológico, mas tem dúvidas sobre como esse serviço funciona ou se é muito caro, quais coberturas ele oferece? Continue lendo.

>>>> Para contratar um plano odontológico, a Rotta Seguros tem as melhores opções <<<<

Qual a importância do plano odontológico?

O convênio odontológico é uma alternativa para pessoas que precisam manter uma boa saúde bucal, mas não tem dinheiro suficiente para arcar com os tratamentos de maneira particular.

Tão necessário quanto ter plano de saúde, o convênio odontológico torna diversos tratamentos possíveis e garante imensa economia, principalmente para famílias.

O contratante do plano odontológico, também chamado de beneficiário, deve arcar com o pagamento mensal de um valor que irá variar de acordo com a empresa que fornece os serviços e atendimentos cobertos.

De acordo com o convênio dental contratado é possível marcar consultas e procedimentos com profissionais da rede credenciada ou ir a um dentista particular e solicitar o reembolso, sendo o primeiro procedimento o mais comum.

A rede credenciada por sua vez, é formada por profissionais e consultórios que possuem parceria com o plano odontológico contratado.

Depois de adquirir seu plano odontológico, basta buscar por um profissional ou consultório na rede credenciada. A busca pode ser feita online, por telefone, no manual impresso ou na própria operadora.

Basta escolher um dentista credenciado mais próximo e agendar a consulta. Não esqueça de levar a carteirinha do plano dentário e um documento de identificação para conseguir atendimento no dia marcado.

Como contratar um plano odonto?

Para contratar um convênio odontológico é simples, entre no site da Rotta Seguros, faça uma simulação online de plano dentário ou peça para conversar com um corretor.

Ele vai oferecer opções de acordo com seu perfil e você só terá que considerar entre valores e coberturas o que mais vale a pena.

O plano odontológico pode ser contratado por pessoa física ou jurídica. Converse com o corretor da Rotta Seguros sobre benefícios de planos odontológicos empresariais.

Quais são as coberturas disponibilizadas pelo convênio odontológico?

As coberturas do plano odontológico variam de uma operadora para outra conforme o plano contratado. De modo geral, as operadoras oferecem tratamentos preventivos, atendimentos de urgência e tratamentos de emergência, entre outros.

Os procedimentos mais comuns que costumam ser cobertos por todos os planos odontológicos são:

  • Procedimentos de limpeza;
  • Remoção de tártaro;
  • Aplicação de flúor;
  • Curativos, suturas e colagem de fragmentos;
  • Tratamento de cáries e restaurações;
  • Periodontia – tratamento de problemas gengivais;
  • Exodontia – extração de dentes;
  • E mais uma série de procedimentos e exames.

Algumas operadoras de plano odontológico oferecem outros procedimentos, como ortodontia e até mesmo procedimentos estéticos.

Converse com a Rotta Seguros para receber mais opções e entre eles, optar pelo que tiver melhor custo-benefício para você e sua família. A verdade é que quanto mais procedimentos atendidos pelo convênio odonto, maior tende a ser o valor, porém, compensa muito desembolsar essa mensalidade, seja somente para você ou para toda a sua família, comparando com os valores gastos num único tratamento dentário particular.

Plano odontológico tem cobertura nacional?

Depende da operadora e do plano odonto escolhido. Quando um convênio odontológico oferece cobertura nacional, ele possui colaboradores e clínicas credenciadas em todos as regiões do país.

Se você tem essa necessidade de contar com cobertura nacional, converse conosco e verifique qual plano dentário se adequa ao seu perfil. Depois é só buscar na rede credenciada um dentista que atenda no local que você está.

Existe algum tratamento que não é coberto pelo plano odontológico?

Implantes e procedimentos exclusivamente estéticos como clareamentos, não são cobertos pelos planos odontológicos. Se houver necessidade de algum tratamento que estiver fora da cobertura, deverá ser pago de forma particular.

A boa notícia é que alguns dentistas costumam dar descontos para quem possui plano de saúde. Com relação ao aparelho ortodôntico, algumas operadoras oferecem essa cobertura específica, para isso é sempre recomendado conversar previamente e esclarecer todas as dúvidas para saber o que o plano odontológico cobre ou não.

Existe carência no plano odontológico?

 Assim como ocorre no plano de saúde comum, o convênio odontológico também possui um período de carência, que varia de acordo com a empresa e os procedimentos. Cada situação possui um prazo diferente, assim como as doenças pré-existentes.

Mas isso não significa que não seja possível uma negociação para reduzir esse período de espera, por isso, vale a pena conversar com um corretor especializado da Rotta Seguros para ajudar na sua escolha pelo melhor plano dentário.

Como funciona o plano odontológico para empresa

Para contratar um plano odontológico empresarial é necessário que tenha 5 pessoas no mínimo, sendo que ao menos 2 pessoas devem ser titulares. Não existe um número máximo de pessoas que podem contratar e cada titular pode colocar seu cônjuge e filhos de até 24 anos.

Os convênios odontológicos para empresas costumam ter a mesma cobertura que os planos odontológicos para pessoas físicas. A maior diferença é no valor, que costuma ser mais acessível nos planos empresariais, devido ao número de pessoas.

Vantagens em contratar um plano odontológico

Cuidar da saúde é importante em todas as idades e a saúde bucal não deve ser deixada de lado. Os cuidados com a saúde bucal são tão importantes quanto cuidar do corpo e com os planos odontológicos fica mais fácil manter a saúde em dia, realizando os devidos exames de rotina, limpezas e reparos.

O acompanhamento não pode ser deixado de lado durante todas as fases da vida, independentemente do seu poder aquisitivo, existe um plano odonto que cabe no seu bolso e atende as suas necessidades com comodidade, segurança e qualidade de vida.

Motivos para contratar um plano odontológico

  • Você pode se consultar com frequência
  • Sua saúde bucal fica sempre em dia
  • Ter uma rede de profissionais capacitados para tratar de você
  • Acessibilidade aos tratamentos mais modernos com baixo custo
  • Procedimentos disponíveis de acordo com sua necessidade
  • Você irá perder o medo do dentista
  • Melhorar a autoestima
  • Garantir atendimento amplo e especializado
  • Ter segurança em momentos de urgência
  • Economia

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo sobre Planos Odontológicos em nosso canal no YouTube:

 


Deixe um Comentário