Dúvidas relacionadas ao seguro incêndio aluguel são bem frequentes. Isso tanto para proprietários como para inquilinos. Assim como as demais taxas que envolvem a manutenção de um imóvel. Afinal, quem é responsável pelo pagamento do seguro contra incêndio aluguel? Ele é obrigatório no Brasil?
São esses questionamentos que vamos te ajudar a entender melhor agora. Mas antes é preciso saber o que é um seguro incêndio aluguel e como ele funciona.
O que é o seguro incêndio aluguel?
O seguro incêndio aluguel é uma proteção à cobertura de danos decorrente de Incêndio, Queda e Raio e Explosão em imóveis particulares.
Isso quer dizer que qualquer imóvel, mesmo que seja alugado, pode ter essa cobertura contra incêndios.
Na prática o seguro cobre incêndios causados por pane elétrica dentro do imóvel e ainda incêndios não causados por terceiros e ou causas desconhecidas.
Os tipos de cobertura são bem abrangentes já que existem opções mais simples que cobrem apenas a parte estrutural do imóvel e outras opções mais completas ainda oferecem cobertura para móveis e tudo que estiver no apartamento.
Cada tipo de apólice tem seu custo e quanto maior a cobertura, maior o valor de seguro cobrado.
Seguro incêndio aluguel é obrigatório?
Muitos prejuízos de um acidente com incêndio podem ser amenizados com o seguro incêndio aluguel, então vale a pena investir em um.
No Brasil conforme a lei do inquilinato, existe sim a previsão de se contratar o seguro contra incêndio¸ portanto, entendemos ser obrigatório. O valor das coberturas e demais cláusulas serão definidos entre o inquilino e locador.
O seguro do condominial onde eu tenho apto cobre incêndio na minha unidade?
Muitas pessoas deixam de contratar o seguro incêndio aluguel por achar que o seguro condominial cobriria suas despesas.
A verdade é que essa categoria de seguro, cobre apenas problemas causados nas áreas comuns do condomínio ou incêndios que tenham início em áreas do prédio. Eventualmente algum seguro de condomínio poderá ter a cobertura de incêndio de bens de moradores, mas isso não é comum, ou seja, a parte de dentro do seu imóvel com os seus bens não têm cobertura no seguro condominial.
Quem é responsável pelo seguro incêndio aluguel
Existe uma lei bem conhecida que é a Lei do Inquilinato, que diz que é responsabilidade do proprietário arcar com taxas e seguros referentes ao imóvel, mas a lei permite que essa obrigação seja do locatário caso esteja expressa no contrato de aluguel.
Isso é o que mais acontece na prática, o seguro fica por conta do inquilino, por isso o pagamento do seguro incêndio aluguel quase sempre é responsabilidade do locatário. Mas caso o pagamento seja realizado pelo locador, ele tem o direito de repassar e cobrar do locatário.
Antes de alugar um imóvel é importante definir quais as taxas serão cobradas e quem será o responsável por cada cobrança.
A melhor opção de seguro incêndio aluguel
Nós te ajudamos a escolher as melhores opções de seguro incêndio aluguel para o seu imóvel, adequado ao seu perfil de imóvel, seja você o locador ou o locatário.
O melhor seguro incêndio é aquele que irá atender as necessidades de ambas as partes, com o consentimento mútuo e não menos importante contratar com seguradora de primeira linha.
2 comentários em “Seguro Incêndio para Aluguel – É obrigatório? E quem paga?”
Bom dia!
Gostaria de fazer um orçamento de seguro incêndio, com cobertura de R$450.000,00.
Podemos tratar?
Prezada Laura,
Para assuntos comerciais e contratações de planos de seguros, por favor, entre em contato direto com o nosso atendimento através de dados abaixo de atendimento:
Telefone: (11) 3648-9050
WhatsApp: (11) 99980-6871
Email: contato@rottaseguros.com.br
No aguardo de seu retorno. Obrigado!
Atenciosamente,
ROTTA SEGUROS