Seguro Incêndio para Aluguel – É obrigatório? E quem paga?

3 de dezembro de 2021

Seguro Residencial

Dúvidas relacionadas ao seguro incêndio aluguel são bem frequentes. Isso tanto para proprietários como para inquilinos. Assim como as demais taxas que envolvem a manutenção de um imóvel. Afinal, quem é responsável pelo pagamento do seguro contra incêndio aluguel? Ele é obrigatório no Brasil?

São esses questionamentos que vamos te ajudar a entender melhor agora. Mas antes é preciso saber o que é um seguro incêndio aluguel e como ele funciona.

O que é o seguro incêndio aluguel?

O seguro incêndio aluguel é uma proteção à cobertura de danos decorrente de Incêndio, Queda e Raio e Explosão em imóveis particulares.

Isso quer dizer que qualquer imóvel, mesmo que seja alugado, pode ter essa cobertura contra incêndios.

Na prática o seguro cobre incêndios causados por pane elétrica dentro do imóvel e ainda incêndios não causados por terceiros e ou causas desconhecidas.

Os tipos de cobertura são bem abrangentes já que existem opções mais simples que cobrem apenas a parte estrutural do imóvel e outras opções mais completas ainda oferecem cobertura para móveis e tudo que estiver no apartamento.

Cada tipo de apólice tem seu custo e quanto maior a cobertura, maior o valor de seguro cobrado.

Seguro incêndio aluguel é obrigatório?

Muitos prejuízos de um acidente com incêndio podem ser amenizados com o seguro incêndio aluguel, então vale a pena investir em um.

No Brasil conforme a lei do inquilinato, existe sim a previsão de se contratar o seguro contra incêndio¸ portanto, entendemos ser obrigatório. O valor das coberturas e demais cláusulas serão definidos entre o inquilino e locador.

O seguro do condominial onde eu tenho apto cobre incêndio na minha unidade?

Muitas pessoas deixam de contratar o seguro incêndio aluguel por achar que o seguro condominial cobriria suas despesas.

A verdade é que essa categoria de seguro, cobre apenas problemas causados nas áreas comuns do condomínio ou incêndios que tenham início em áreas do prédio. Eventualmente algum seguro de condomínio poderá ter a cobertura de incêndio de bens de moradores, mas isso não é comum, ou seja, a parte de dentro do seu imóvel com os seus bens não têm cobertura no seguro condominial.

Quem é responsável pelo seguro incêndio aluguel

Existe uma lei bem conhecida que é a Lei do Inquilinato, que diz que é responsabilidade do proprietário arcar com taxas e seguros referentes ao imóvel, mas a lei permite que essa obrigação seja do locatário caso esteja expressa no contrato de aluguel.

Isso é o que mais acontece na prática, o seguro fica por conta do inquilino, por isso o pagamento do seguro incêndio aluguel quase sempre é responsabilidade do locatário. Mas caso o pagamento seja realizado pelo locador, ele tem o direito de repassar e cobrar do locatário.

Antes de alugar um imóvel é importante definir quais as taxas serão cobradas e quem será o responsável por cada cobrança.

A melhor opção de seguro incêndio aluguel

Nós te ajudamos a escolher as melhores opções de seguro incêndio aluguel para o seu imóvel, adequado ao seu perfil de imóvel, seja você o locador ou o locatário.

O melhor seguro incêndio é aquele que irá atender as necessidades de ambas as partes, com o consentimento mútuo e não menos importante contratar com seguradora de primeira linha.

 


Deixe um Comentário



Open chat